HOME RESTAURANTE CARDÁPIO SERVIÇOS GALERIA NOTÍCIAS CONTATO   Facebook Instagram YouTube Foursquare TripAdvisor


NOTÍCIAS
13/05/2013
Ao Chopp do Gonzaga: Meio século de tradição em carnes no litoral de São Paulo
Com meio século de tradição, a churrascaria Ao Chopp do Gonzaga, em Santos, é referência na gastronomia do litoral paulista.

A casa, pioneira em atendimento ao balcão, foi inaugurada em 1962 pelos amigos Venerando Rodrigues Quinhones e Belmiro Martins dos Santos, que na época decidiram investir e apostar em um bairro ainda pouco conhecido de Santos, o Gonzaga.

Em 1983, Venerando comprou a outra parte do restaurante e continuou tocando o negócio com o seu filho, José Rodrigues Neto. Hoje, com 97 anos, Quinhones faz questão de participar e acompanhar o funcionamento do restaurante, que agora conta com a ajuda também da nora Tânia Rodrigues e da terceira geração da família: os netos Thiago e os gêmeos Thaiza e Vinicius.

Por mais de quarenta anos, o Ao Chopp do Gonzaga serviu o variado cardápio de churrascos em seu balcão com 17 lugares, num espaço de 73 metros quadrados. Em 2005, porém, a família sentiu a necessidade de ampliar a casa e oferecer para o cliente um novo ambiente, incluindo mesas e cadeiras. Após anos de negociações, em novembro de 2009, conseguiram alugar o imóvel ao lado.

Terminada a reforma, em janeiro de 2010, o restaurante voltou a funcionar com novo espaço para mais 50 lugares, em uma área de 130 metros quadrados, e novas opções de pratos.

Nesses cinquenta anos, a preocupação maior dos proprietários sempre foi com a qualidade: que vai desde a escolha dos ingredientes, corte da carne e preparo do tempero (exclusivo da casa) até o atendimento aos clientes.

Em ponto privilegiado da Avenida Ana Costa, a uma quadra da famosa Praça Independência e a 600 metros da praia do Gonzaga, o restaurante conseguiu nesses cinquenta anos fidelizar muitos clientes de fora: principalmente no verão, recebe muitos turistas de São Paulo que frequentam o local há anos.

Uma das vedetes da casa é molho especial de cebola preparada com mais de 14 tipos de ervas. A receita original foi patenteada no Instituto Adolf Lutz em 1963, por ideia de Venerando. O nome de batismo da criação, guardada a sete chaves, é Bom Gosto. No entanto, essa denominação nunca foi usada.

Outro clássico da churrascaria é o Filet Gonzaga, espeto de filet mignon temperado, com linguiça de pernil ou calabresa. Um dos primeiros pratos criados pela casa, e até hoje o mais pedido, o espeto foi criado pois os donos queriam uma outra carne para contrastar com o sabor do filet mignon.

Novidades no menu

A pedido dos clientes, a casa incorporou recentemente ao seu menu oficial a Picanha Argentina com Alho, que acompanha farofa, fritas e arroz. O Medalhão Suíno com Bacon, que se destaca pela diferenciação e aceitação por parte dos clientes, também está entre as novidades. Acompanhado de arroz, farofa e fritas, serve até três pessoas.

Os famosos espetos na brasa da churrascaria Ao Chopp do Gonzaga agora também são servidos em pratos individuais. O Cardápio Express, como é chamado no estabelecimento, tem opções com filé mignon, contrafilé, peito de frango, lombo e bife de chorizo. Todos os pratos acompanham batata frita, farofa e arroz.

Quem preferir pode ainda pedir que o prato seja preparado de forma mista, com mais de um tipo de carne. O menu individual é servido no almoço e no jantar, de segunda a sexta, exceto nos feriados e para delivery.

Também entre as novidades da casa está o chopp Baden, bebida artesanal, de sabor suave e com a qualidade pela qual preza a Baden Baden, consagrada cervejaria de Campos do Jordão que segue os padrões de produção das chamadas cervejas Premium.

Outra inovação da churrascaria é o delivery online, por meio do iFood. A carta de vinhos da casa, reformulada recentemente, conta com uma mais de 60 rótulos dos principais países produtores, como França, Portugal, Itália, Chile, Argentina!
Picanha argentina com alho
voltar ao índice de notícias voltar ao índice de notícias





MAPA DO SITE
Home
Restaurante
Cardápio
Serviços
Galeria
Notícias
Contato
Clique aqui para ver o mapa de localização Av. Ana Costa, 512
Gonzaga - Santos/SP
Telefones (13) 3284-8940
(13) 3284-0173

E-mail contato@aochoppdogonzaga.com.br

Facebook Instagram YouTube Foursquare TripAdvisor

Confira a galeria de fotos e vídeos da casa